quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Como fazer rabanada

Como fazer rabanada

Aprenda a fazer rabanadas perfeitas e douradinhas com as nossas dicas de preparo e sugestões de variações que vão agradar a todos.

Siga essas dicas para rabanadas perfeitas:
Quando você estiver pronto para colocar as mãos na massa (ou no pão), veja a nossa coleção de receitas de rabanadas.

Use pão amanhecido
O pão amanhecido, ou dormido, absorve melhor o líquido da rabanada e como ele é mais duro do que pão fresco, as rabanadas mantém melhor o seu formato sem se despedaçarem.


Preciso comprar pão específico para rabanada?
O pão para rabanada nada mais é do que uma bisnaga (baguete) de pão com furinhos que servem para ajudar o líquido doce da rabanada penetrar dentro do pão. Você pode comprar qualquer pão e fazer furos nele com um palito de churrasco e obter os mesmos resultados. Por isso, não é necessário comprar um pão específico para rabanadas.

Corte fatias grossas

As fatias douradas, como são chamadas as rabanadas em Portugal, são grossas para poderem fritar no óleo sem queimar facilmente ou encharcarem. Corte fatias de aproximadamente 3 centímetros de espessura.
Retire o excesso de líquido
Depois de passar cada fatia de rabanada pelo leite e pelo ovo, esprema delicadamente o pão entre as palmas da mão para se livrar do excesso de líquido. Isso evita que as suas rabanadas fiquem cruas e moles por dentro.
Use óleo quente
Como em qualquer fritura, a temperatura do óleo é importante para que as rabanadas saiam douradas e crocantes. Óleo muito quente vai queimá-las por fora e deixá-las cruas por dentro. Óleo muito frio e as rabanadas ficarão encharcadas de óleo. 

Na temperatura certa
Para acertar a temperatura do óleo, use um termômetro culinário (a temperatura deve estar entre 180-190 graus) ou faça o teste do pão. Coloque um pedaço pequeno de pão velho no óleo, ele deve dourar em 1 minuto. Se levar mais que 1 minuto para dourar, o óleo está frio, se queimar demais em 1 minuto, está muito quente.
Use açúcar cristal
O açúcar cristal é mais grosso do que o açúcar refinado, formando uma camada crocante nas fatias de rabanadas. A forma tradicional de fazer rabanadas mistura o açúcar cristal com canela em pó.
Preparo básico
Para uma rabanada básica e tradicional, passe as fatias de pão pelo leite adoçado (você pode adoçar o leite com mel, açúcar ou leite condensado), depois pelos ovos batidos.
Frite em óleo quente até dourar, escorra em papel-toalha e depois passe no açúcar cristal misturado com canela. 
Sirva as rabanadas quentes ou em temperatura ambiente.
Faça com antecedência:
As rabanadas podem ser feitas com até um dia de antecedência. Mantenha-as em um recipiente hermético fechado.
Variações
Para sair do lugar comum, experimente essas variações:
  • Use vinho tinto no lugar do leite
  • Misture chocolate em pó ao leite para fazer rabanadas sabor chocolate
  • Frite as rabanadas em calda de açúcar quente
  • Sirva as rabanadas com cobertura de geleias variadas, Nutella®, doce de leite ou brigadeiro mole
  • Use panetone fatiado no lugar do pão comum

Nenhum comentário:

Postar um comentário